Escolhi comparar as entrevistas que fiz com as da colega Susana Fonseca devido às idades dos respondentes serem aproximadas e os níveis de escolaridade também pelo menos no que respeita o meu entrevistado do sexo masculino, e o meio envolvente onde se deslocam (arredores de Lisboa e a própria cidade).
Utilização do Computador/Internet
Os respondentes da colega Susana têm ambos três computadores em casa e os meus respondentes, o rapaz tem três e a rapariga tem dois computadores.
Todos possuem internet, desde 5 a 10 anos, e a navegação que fazem na mesma, é diária e não é controlada pelos pais.
No que concerne às utilizações da internet as finalidades são, entre outras, a troca de e-mails, redes sociais, pesquisa e descarga de ficheiros e usam com mais frequência programas como Word, Power Point e Messenger.
Os quatro entrevistados têm uma página/blog, onde, em termos de conteúdos comuns, referenciam livros, música e filmes, assim como fotografias exceto a Maria, respondente de 20 anos, que diz não ter fotografias na sua página. Estes números vão ao encontro do que acontece em outros países, embora com algum atraso; Stern (2008), salientou, “ By 2005, more than one-fifth of online teens in the United States said they had kept a personal home page and nearly as many (19 percent) kept a blog or online journal. “
Os blogs/ páginas estão acessíveis a toda a gente para três dos entrevistados com exceção do António que apenas permite acesso a amigos e todos permitem comentários sem restrições
Utilização do Telemóvel
Todos possuem um telemóvel, apenas o António faz uso da internet no mesmo;
A duração de utilização é variável e verifica-se em metade dos casos, a utilização do mesmo durante as aulas;
A utilização do telemóvel incide bastante nas mensagens, mas este tem outros fins como tirar fotografias ou ouvir música, despertar, marcar datas de aniversário.
Redes Sociais
Três dos entrevistados mostram conhecimento de algumas redes enquanto a Maria, demonstra maior conhecimento do que os outros e está inscrita em várias redes, sendo que todos estão inscritos no facebook, publicando algumas vezes informação pessoal;
Quanto ao alvo das comunicações são apenas amigos para um dos respondentes, amigos e familiares para dois dos respondentes e em dois dos casos também para comunicar com amigos virtuais;
Como aspecto positivo das redes sociais é indicado a proximidade ou reencontro com pessoas distantes; como aspecto negativo, a forma abusiva de utilização por parte de alguns indivíduos e a falta de privacidade.
Segurança na Internet
Os jovens no geral dizem preocupar-se com a sua segurança na internet mas utilizam o seu perfil real!
Como maiores perigos no uso da internet os entrevistados da colega Susana ambos apontam o risco ao conhecer-se alguém, que poderá levar a situações extremas de perigosidade e em um dos casos, foi focada ainda a possibilidade de fraude e engano com o uso de cartões de crédito. De forma similar o meu entrevistado do sexo masculino aproxima-se da ideia de fraude e engano quando indica “ilusão por parte dos “amigos””; a Maria apresenta uma gama de perigos mais diversificada.
Tendências
No que respeita a compras, apenas a Maria diz fazer compras online porque “tem preços mais acessíveis e é mais cómodo”.
Ao nível dos jogos, dois dos respondentes fazem uso dos mesmos, despendendo neles entre meia hora e 2 horas diárias;
Todos conhecem o termo cyberbullying e consideram as fontes de pesquisa fidedignas.
Quanto ao modo como adquiriram as suas competências digitais os entrevistados da colega Susana dizem que sozinhos ou com ajuda de amigos enquanto que o António só aponta a forma como o conseguiu “praticando todos os dias” e a Maria diz que sózinha e recebeu aulas para trabalhar com programas específicos .
Quando se coloca em questão computador ou telemóvel, qual o mais essencial, três optam pelo computador e um pelo telemóvel.
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