segunda-feira, 6 de junho de 2011

Continuando a análise da construção da identidade social dos jovens e a influência dos media digitais



Esta é uma reflexão que se pode estender muito, levando em consideração o grande desenvolvimento dos media digitais e a dimensão da criatividade dos jovens na utilização e aplicação dos mesmos.

danah boyd, da universidade de Berkeley, na Califórnia, estuda e analisa em profundidade o fenómeno da adesão dos jovens às redes sociais MySpace e Facebook, procurando descobrir o que os leva a expressarem-se através destes veículos, o que induz a sua participação em tão grande número e o que retiram daí e em que são diferentes estas interações das que se realizam faca a face. Quais são as implicações em termos das suas identidades e principalmente como é que as atividades que desenvolvem contribuem para a formação da sua identidade, que negociação se desenrola entre os pares online?

Por sua vez para VYGOTSKY (1994) o efeito do uso de instrumentos sobre os homens é fundamental não apenas porque os ajuda a se relacionar mais eficazmente com seu ambiente, como também devido aos importantes efeitos que o uso de instrumentos tem sobre as relações internas e funcionais no interior do cérebro humano.


Weber e Mitchel também se questionam sobre a influencia dos media nos jovens "And so, returning to our image of the techno-newborn, we ask: Who is this new baby and
who will she become? How will she view herself in relation to her peers as she approaches adulthood? How will she use technologies to express and learn about herself?"

"youth are using a wide range of digital media that facilitate social interaction, from MySpace.com and instant messenger systems to video production and editing equipment, to organize access to and production of digital output such as the texts of online debate, Internet data (audio, visual, and textual), and text messages." Goldman, S.; Booker, A., & McDermott, M. (2008).

Susanha Stern entrevistou jovens americanos de centros urbanos entre os 12 e os 21 anos, sobre a produção de sites e blogs: "As one youth blogger put it, “Anybody who is anybody has a web site.” Indeed, for many, online presence is synonymous with authentic presence.". A autora concluiu que os jovens criam sites e blogs, expressando-se online como forma de afirmação pública, mas de certo modo protegida pela maneira como se representam e avaliam a impressão que produzem nos outros, escolhendo o que querem mostrar sobre si e como e aproveitando o feedback dado pelos leitores para ajustar o que consideram menos aceitável. Os jovens fazem alterações nos seus sites que teem uma natureza evolutiva e aprendem a aplicar esses princípios ao processo de construção da sua identidade.

Na opinião de Stald, o telemóvel tem um valor simbolico e um efeito potencial nas identidades dos jovens, conforme se pode verificar pelo excerto que se segue: ...this article illustrate just some of the potential implications
of new mobile communication devices for the formation of young people’s identities
in the contemporary world. The mobile has an immediate symbolic value to young users, not least through the technological possibilities and through the appearance of the device itself."




Bibliografia

Weber, S.; Mitchell, C. (2008). Imaging, Keyboarding, and Posting Identities: Young People and New Media Technologies. In Youth, Identity, and Digital Media: 25-47.


Stern, S. (2008). Producing Sites, Exploring Identities: Youth Online Authorship. In Youth, Identity, and Digital Media: 95-117.


Boyd, D. (2008). Why Youth ♥ Social Network Sites: The Role of Networked Publics in Teenage Social Life. In Youth, Identity, and Digital Media: 119-142.


Stald, G. (2008). Mobile Identity: Youth, Identity, and Mobile Communication Media. In Youth, Identity, and Digital Media: 143-164.


Goldman, S.; Booker, A., & McDermott, M. (2008). Mixing the Digital, Social, and Cultural: Learning, Identity, and Agency in Youth Participation. In Youth, Identity, and Digital Media: 185-206.


Yardi, S. (2008). Whispers in the Classroom. In Digital Youth, Inovation, and the Unexpected: 143-164.


Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.


Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.

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